segunda-feira, 14 de abril de 2025

Período para solicitar isenção do Enem 2025 começa nesta segunda-feira


O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrirá, nesta segunda-feira, 14 de abril, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o Edital no 18/2025, a solicitação pode ser feita até o dia 25 de abril. O período de inscrição ainda será divulgado pelo MEC.   

Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem em 2024 também precisam justificar a ausência caso queiram participar da edição de 2025 gratuitamente.    

O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:  

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);  
  • Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;  
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;  
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.  

Documentação  Para não pagar a taxa de R$ 85, o MEC exige os seguintes documentos que comprovem que o candidato não tem condições financeiras de pagar a inscrição:   

  • Documento de identificação do estudante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;  
  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de bolsista, deve ser incluída declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio;  
  • Comprovante da renda declarada referente ao mês corrente ou até três meses anteriores; 
  • Comprovante de pagamento (holerite ou contracheque, recibo de pagamento por serviços prestados, envelope de pagamento, declaração do empregador, entre outros);  
  • Declaração original, assinada pelo próprio interessado, para os autônomos e trabalhadores em atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais;  
  • Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou por outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na ausência desses documentos, apresentar extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;  
  • Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;  
  • Recibo de seguro-desemprego e do FGTS;  
  • Rescisão do último contrato de trabalho;  
  • Comprovante do valor da pensão alimentícia (Na ausência desse documento, apresentar extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor);  
  • Comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais, como o Bolsa Família;  
  • Declaração original da pessoa que concede ajuda financeira ao interessado, pagamento de despesas com escola ou de outras despesas, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade;  
  • Comprovante de residência (conta de água, energia elétrica, gás, telefone, carnê de IPTU, correspondências oficiais ou bancárias).  
  • Beneficiários CadÚnico: cópia do cartão com o NIS válido que contenha nome completo e CPF da mãe do participante.  

Confira o cronograma abaixo:  

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril 
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio 
Período de recursos: 12 a 16 de maio 
Resultado dos recursos: 22 de maio 
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

domingo, 13 de abril de 2025

Concurso PF tem banca definida para mil vagas; edital em maio!

 


O Cebraspe foi oficialmente confirmado como organizador do concurso PF, que contará com mil vagas para a área Policial. O nome da instituição foi publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas nesta sexta-feira, 11.


De acordo com o ato, a contratação direta da banca foi autorizada e ocorrerá por meio de dispensa de licitação. O contrato deve ser assinado nos próximos dias, dando início ao vínculo e aos trabalhos rumo à publicação do edital.


Além do nome da banca, também foi divulgado o cronograma preliminar, que prevê a publicação do edital em 20 de maio, com aplicação das provas em julho. Confira a seguir as datas estimadas!


Cronograma Preliminar do Concurso Polícia Federal 2025

  • Autorização: 14 de fevereiro de 2025
  • Assinatura do contrato: 5 de maio de 2025
  • Publicação do edital: 20 de maio de 2025
  • Provas objetivas e discursivas: 27 de julho de 2025
  • Exame de Aptidão Física (EAF): 14 de setembro de 2025
  • Entrega da Ficha de Informações Confidenciais (FIC): 14 de setembro de 2025
  • Perícia Médica (PCD): 4 de outubro de 2025
  • Avaliação Médica: 5 de outubro de 2025
  • Avaliação Psicológica (APF): 9 de novembro de 2025
  • Verificação da condição de candidato negro (APF): 16 de novembro de 2025
  • Prova Oral (DPF): 23 de novembro de 2025
  • Avaliação de Títulos (DPF e PCF): 15 de dezembro de 2025
  • Resultado final da 1ª etapa (APF): 16 de dezembro de 2025

Além das datas, o cronograma também prevê a realização do Curso de Formação Profissional (CFP) em duas etapas: a primeira, voltada exclusivamente para o cargo de agente de polícia; e a segunda, destinada às demais carreiras da Polícia Federal.


Concurso PF tem cargos e áreas confirmadas

Conforme prevê a autorização, o concurso da Polícia Federal visa ao provimento de mil vagas, a serem distribuídas entre os cinco cargos da área Policial da seguinte forma:

  • agente de polícia- 630 vagas;
  • escrivão de polícia- 160 vagas;
  • delegado de polícia- 120 vagas;
  • papiloscopista policial federal - 21 vagas; e
  • perito criminal federal - 69 vagas.

demanda foi anunciada inicialmente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Em seguida, a portaria oficial foi publicada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.


Além das mil vagas imediatas, outras mil oportunidades estão previstas para 2026, por meio da convocação de excedentes.


Todos os cinco cargos exigem nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria "B".


Para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, serão aceitas graduações em qualquer área. Já para o cargo de delegado, será exigido diploma de bacharel em Direito.


No caso do perito criminal federal, será necessário possuir formação superior em áreas específicas, que serão detalhadas no edital.


Comece sua preparação para o concurso Polícia Federal com videoaulas, questões, apostilas e muito mais. Acesse aqui!

Áreas para o cargo de perito criminal são confirmadas

O termo de referência utilizado no processo de escolha da banca organizadora também revela a distribuição das 69 vagas para o cargo de perito criminal federal.


Ao todo, 13 áreas de formação serão contempladas no próximo edital, sendo:

Área 1 – Contábil/Financeira

Área 2 – Engenharia Elétrica/Eletrônica

Área 3 – Informática Forense

Área 5 – Geologia Forense

Área 7 – Engenharia Civil

Área 11 – Engenharia Cartográfica

Área 12 – Medicina Legal

Área 16 – Física Forense

Área 17 – Engenharia de Minas

Área 19 – Genética Forense

Área 20 – Engenharia Ambiental

Área 21 – Antropologia Forense

Área 22 – Meio Ambiente

Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, chegou a antecipar as áreas mais deficitárias dentro da carreira e que poderiam ser contempladas.

Prefeito Kleiton Dantas de Carnaúba dos Dantas presta contas dos 100 dias de gestão


O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Kleyton Dantas, realizou uma live de prestação de contas dos primeiros 100 dias de gestão, transmitida ao vivo pela TV JCN. Ao lado de sua equipe de secretários, ele apresentou os avanços e ações realizadas neste início de mandato.

Mesmo com pouco tempo à frente do Executivo, mais de 300 ações já foram implementadas, beneficiando áreas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, turismo, agricultura e gestão pública.


A gestão de Kleyton tem se destacado pelo comprometimento, inovação e proximidade com a população. “A gente governa com o povo, ouvindo de perto, sentindo na pele. Isso faz toda a diferença”, afirmou o prefeito.

Ele também destacou o papel essencial de sua equipe. “É uma equipe que acorda todos os dias com a missão de transformar, cuidar e fazer com responsabilidade. Isso me inspira a seguir firme”, completou.


Com aprovação popular em alta e um estilo de governo baseado no diálogo e na ação, Kleyton Dantas mostra que é possível fazer diferente e melhor. Em apenas 100 dias, Carnaúba dos Dantas já vive um novo momento.

Semana Santa começa com o Domingo de Ramos


A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.

O Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida. Ele começa na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. O Tríduo estabelece a ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa.

Durante a Semana Santa, os cristãos relembram as ações e refletem sobre as mensagens de Jesus Cristo. Também é o tempo em que os cristãos renovam sua fé e seu compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.

Em virtude de sua importância, a Semana Santa é marcada por muitos rituais que fazem referência a eventos importantes dos últimos momentos da vida de Jesus. A Santa Missa da Ceia do Senhor, que marca o início do Tríduo, a Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e a Procissão do Círio Pascal são alguns desses rituais tradicionais.

A Semana Santa muda de data todos os anos devido ao fato da Páscoa cristã estar relacionada com a Páscoa judaica. Eventos como a Última Ceia e a morte de Cristo aconteceram durante a Páscoa judaica, que é definida de acordo com as fases da Lua. Como as fases da Lua não acontecem nas mesmas datas em todos os anos, essas datas também variam de ano para ano.

Significado de cada dia da celebração da Semana Santa

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, é uma data de caráter festivo. Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”.

Nesse dia, a Missa de Ramos, promovida pela Igreja Católica, tem início nas ruas das cidades com uma procissão. Os fiéis costumam levar à procissão ramos de palmeira e outras árvores. Durante a procissão e a missa, os ramos são abençoados.

Segunda-Feira Santa
Após dormir em Betânia, Jesus e seus discípulos voltaram à cidade de Jerusalém. Nesse dia, Jesus expulsou os mascates e os compradores que faziam negócios dentro do Templo de Jerusalém. Essa passagem ficou conhecida como limpeza do Templo.

Em Mateus 21:12-22, Jesus diz:

Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

Nesse mesmo dia, Jesus curou coxos e cegos dentro do templo.

A Segunda-Feira Santa precede os momentos mais importantes da Semana e é caracterizado como uma data de preparação para a Paixão.

Terça-Feira Santa
Segundo a Bíblia, na terça-feira Jesus retornou a Jerusalém e foi confrontado pelas autoridades religiosas do templo, irritadas com o fato de Jesus se colocar como uma autoridade espiritual. As conspirações contra Jesus eram cada vez maiores, e houve até uma tentativa de emboscada para prendê-lo.

No final do dia, Jesus foi com seus discípulos ao Monte das Oliveiras, onde profetizou sobre o Juízo Final, o fim dos tempos e o seu regresso (Parusia). Em Mateus 24:36, Jesus diz:

Contudo, ninguém sabe a data e a hora em que o fim virá, nem mesmo os anjos, nem sequer o Filho de Deus. Só o Pai o sabe.

Quarta-Feira Santa
Não há na Bíblia informações sobre o que fez Jesus nesse dia. Pode ser que tenha permanecido em Betânia, próximo a seus amigos Lázaro, Maria e Marta. Lembremos que um dos milagres mais conhecidos de Jesus é a ressurreição de Lázaro, acontecida tempos atrás.

Nas paróquias católicas do Brasil, esse dia é marcado pela Procissão do Encontro, que reconstrói de maneira simbólica o encontro entre Jesus e sua mãe Maria durante a Via Sacra (Via Crucis).

Na procissão, os homens partem de um ponto da cidade carregando a imagem de Nosso Senhor dos Passos. As mulheres partem de outro ponto carregando o andor de N. Sra. das Dores. Num dado momento, ambas as procissões se encontram.

Quinta-Feira Santa
Quinta-Feira é um dia muito importante na Semana Santa. Nesse dia, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma.

Um dos ritos mais tradicionais praticados na Quinta-Feira Santa é o Lava-Pés, que faz referência a uma passagem bíblica que diz que Jesus lavou os pés de seus discípulos após o pôr-do-sol da quinta-feira. Esse gesto simboliza solidariedade e humildade. Com ele, Jesus pôs-se a serviço do outro, a fim de redimir ou lavar os pecados.

O rito do Lava-Pés ocorre durante a Santa Missa da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da Eucaristia (ou Comunhão) ocorrida durante a Última Ceia.

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês." (Lucas 22:19-20).

Nesse mesmo dia, após a ceia, Jesus orou no Getsêmani. Foi preso logo em seguida, após ser traído por Judas.

Sexta-Feira Santa
Essa data é também chamada de Sexta-Feira da Paixão, já que nesse dia Jesus foi julgado, condenado e morto. Paixão vem da palavra latina passio, que significa sofrimento.

Na Sexta-Feira Santa se recordam os momentos mais difíceis dos últimos dias de Cristo, dos quais fazem parte o caminho para o Calvário (Via Sacra) e a crucificação. Para os cristãos, essa data é marcada pelo gesto de amor incondicional de Jesus, que entregou sua vida e nos seus ombros carregou todos os pecados da humanidade.

A sexta-feira, para os cristãos, é uma data de oração e jejum. Nesse dia ocorre em muitos lugares a tradicional encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sábado Santo
Entre o pôr-do-sol da sexta-feira e o pôr-do-sol do sábado, não ocorrem celebrações nem comunhão. O Sábado Santo, também chamado de Sábado de Aleluia, é o dia em que Jesus Cristo jaz em seu túmulo. Por isso, o sábado é dedicado à oração e à meditação, à espera da ressurreição.

Só sábado à noite é que ocorre a Vigília Pascal, momento em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Em Mateus 28:1-10, lê-se que no fim do sábado o anjo do Senhor que o corpo de Jesus não estava mais no sepulcro porque havia ressuscitado, tal como ele mesmo havia profetizado.

Na verdade, a Vigília Pascal, embora aconteça na noite de sábado, deve ser considerada uma celebração do Domingo de Páscoa, já que para os judeus um dia acaba ao anoitecer.

Domingo de Páscoa
O Domingo da Ressurreição é um dia de alegria para os cristãos. Foi nesse dia que, segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou e fez ao menos cinco aparições, uma delas para Maria Madalena e outras para seus discípulos.

O domingo é o dia em que os cristãos anunciam a verdade de que Cristo venceu a morte, indicando que um dia também serão salvos.

Páscoa é uma palavra de origem hebraica que significa “passagem”. A Páscoa cristã comemora a passagem de Cristo do mundo dos mortos para a vida. Assim, Cristo venceu a morte e adquiriu a vida eterna a todos que creem nele.